domingo, 18 de novembro de 2012

Pós-Graduação Seating Dra.Maria de Mello

Faculdade de Ciências Médicas de MG
Pós Graduação Lato Sensu em Seating and Positioning - Sistemas de Posicionamentos Sentado para as Pessoas com Deficiência: Cadeiras, Cadeira de Rodas e Adaptações 2013-2014
Turma de SP
Carga horária e modalidade do curso: 400 horas, na modalidade presencial, 300 teóricas e 100 práticas.
Período e Periodicidade: O curso terá a duração de 16 meses, distribuídos
em um final de semana por mês,aulas às sextas-feiras das 18 às 22 hs, sábados das 8 às 17 e domingo das 8 às 14. Terceiros finais de semana de cada mês. As aulas práticas quando ocorrerem às sexta-feiras serão das 13:00 às 18:00 e aos sábados das 8:00 às 18:00.
Investimento
18 x R$ 610,00
Documentos para InscriçãoCurrículo.
2 fotos 3X4 recentes
Cópia do comprovante de endereço
Cópia da carteira de identidade de inscrição no conselho profissional
Cópia do CPF
Cópia do Certificado de Graduação
Justificativa de interesse pelo curso
Taxa de Inscrição: R$120,00, realizar deposito bancário na conta 2087-7 agência 1614-4, Banco do Brasil em nome de TechnoCare
A TECHNOCARE está comprometida em oferecer acomodações razoáveis e acessibilidade para todos seus usuários. Se você tiver alguma necessidade específica para a garantia de sua participação nas atividades que propomos, por favor entre em contato com Maria de Mello , tel. 31 94289100, ou Ildeu 31 3443 2200 (mariademello@uol.com.br e cursos@technocare.net. br) . Para que possamos atendê-lo da melhor forma possível, é necessário que entre em contato conosco com 10 dias de antecedência no momento de sua inscrição.

Os documentos deverão ser entregues ou enviados por e-mail (
cursos@technocare.net.br ) ou pelo correio para
Dra. Maria de Mello – Curso de Pós
Mais Diferenças
R. João Moura, 153 – Pinheiros – Cep 05412-003 – São Paulo –SP

COORDENAÇÃO DO CURSO
Maria Aparecida Ferreira de Mello, Terapeuta Ocupacional (UFMG,1990) , Pós Doutora pela University of Flórida em Tecnologia Assistiva (2006), Doutora em Ciências da Reabilitação (ênfase em Tecnologia Assistiva) pela UNIFESP- Escola Paulista de Medicina (1999), Mestre em Ciências – Tecnologia Assistiva, pela Universityof New York at Buffalo (1994), Especialista em Tecnologia Assistiva pela Universityof New York at Buffalo (1994); Especialista em “Seating” (SUNY at Buffalo, 1994); Membro do Comitê de Ajudas Técnicas/SNPD /SDH (desde 2006); Professora e Pesquisadora do Instituto de Pós Graduação da Faculdade de Ciências Medicas de Minas Gerais (desde 2000), Consultora da Mais Diferenças (desde 2006), Coordenadora Geral da TechnoCare (desde 2000).
CO-COORDENADORA
Erika Mendonça Tamarindo, Terapueta Ocupacional (USP/2003), Especialista em Tecnologia Assistiva pela FCMMG (2012), há 10 anos atuando em “seating and positioning” incluindo atuação em oficinas, loja de cadeira de rodas e acessórios – Cavenaghi, 8 anos atuando no setor de TO infantil na AACD de Osasco, instrutora de cursos de “seating and positioning” para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de SP.
JUSTIFICATIVA
O ritmo acelerado do processo tecnológico é proporcional ao grande número de pessoas que necessitam de Tecnologia Assistiva, e ao aumento da procura para atender às necessidades dos usuários de cadeiras de rodas.
O processo de avaliação, acompanhamento e a seleção de produtos assistivos para um indivíduo que requer o uso de cadeira de rodas e acessórios correlatos, envolvem uma equipe de profissionais com habilidades e treinamento diferentes. É essencial para a garantia da qualidade e da integridade do processo que estes profissionais tenham passado por treinamento específico. Há profissionais que só serão demandados em algumas áreas da Tecnologia Assistiva que são qualificados para avaliar as necessidades dos casos mais complexos. Além disso, atualmente os profissionais que oferecem intervenções relacionadas à mobilidade com cadeira de rodas e sistemas de postura assentado são confrontados com a necessidade de resultados baseados em evidências para determinar a eficácia de novas tecnologias já existentes, técnicas de avaliação, e assim, proporcionar aos consumidores um meio de medir o sucesso funcional destas intervenções. É necessário oferecer aos profissionais da saúde, do desenho industrial e da engenharia que estejam envolvidos com Tecnologia Assistiva, uma especialização com a visão multidimensional das necessidades de posicionamento e mobilidade dos consumidores com deficiências que requeiram o uso de cadeira de rodas.
No Brasil há uma carência absoluta desses profissionais, apesar dos diversos serviços do SUS de concessão de órteses e próteses. Este curso tem como principal objetivo formar profissionais no processo de avaliação, acompanhamento e prescrição de produtos assistivos para usuários de cadeiras de rodas.
1. OBJETIVOS
1.1 - Geral:
Formar profissionais da saúde no processo de avaliação, acompanhamento e prescrição de produtos assistivos para usuários de cadeiras de rodas.
1.2 - Objetivos Específicos:
Introduzir o aluno à Tecnologia Assistiva, Políticas Públicas e Normas Técnicas relacionadas;
Aprimorar o conhecimento do aluno em anatomia, fisiologia e biomecânica dos seguimentos corporais na posição assentada;
Compreender do ponto de vista etiológico, biomecânico e funcional, as diversas possibilidades do sentar de acordo com as patologias ou distúrbios do desenvolvimento que levaram ao paciente a necessidade da mobilidade assentada;
Ensinar o aluno a identificar as necessidades funcionais, posturais e de mobilidade assentada de pessoas que já sejam, ou se tornarão usuárias de cadeiras de rodas, de qualquer faixa etária;
Conhecer as características de mobilidade, mecânicas e elétricas do funcionamento das cadeiras de rodas manuais e motorizadas;
Conhecer os diversos materiais, e suas características, utilizados para a fabricação de cadeiras de rodas, almofadas para as mesmas, acessórios para posicionamento de tronco, cabeça, membros superiores e inferiores e acionadores.
Conhecer detalhadamente os diversos processos e técnicas envolvidos na avaliação das necessidades de clientes já usuário ou futuro de cadeira de rodas;
Habilitar o aluno nos diversos processos e técnicas envolvidos na prescrição de cadeiras de rodas, almofadas para as mesmas, acessórios para posicionamento de tronco, cabeça, membros superiores e inferiores, e acionadores quando for o caso;
Reconhecer as diferentes possibilidades de uso e adaptações dos diferentes modelos de cadeiras de rodas, e acessórios, fazendo as correlações com as diferentes posturas possíveis que os usuários de cadeiras de rodas podem assumir;
Introduzir o aluno aos métodos de pesquisa qualitativas e quantitativas, criando condições para o aluno produzir seu Trabalho de Conclusão do Curso.
Ensinar o aluno modelos de serviços de Prescrição e Adaptações para Cadeira de Rodas.
Discutir as implicações éticas da prática de Prescrição e Adaptações para Cadeira de Rodas.
2. PÚBLICO ALVO
a) Definição do público alvo: Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e Enfermeiros.
b) Critério de seleção: Análise Curricular.
c) Vagas: Máximo de 40 alunos e Mínimo de 30 alunos.
3. SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação de aprendizagem do aluno será realizada por uma prova de conteúdo específico em cada disciplina (4,0 créditos); apresentação de 8 revisões da literatura a partir dos temas indicados por cada professor das 8 disciplinas teóricas (4,0 créditos) e seminário também em cada disciplina (2,0 créditos). Na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa, deverá ser avaliada a apresentação do projeto de pesquisa,que valerá 4,0 créditos, e a entrega do relatório final ao término do curso 6,0 créditos, totalizando os 10,0 créditos do TCC. Na Disciplina Prática Supervisionada, o aluno desenvolverá um relatório descrevendo analiticamente o que vivenciou fundamentado na literatura (5,0 créditos); os outros 5,0 créditos corresponderão à avaliação qualitativa do desempenho do aluno junto aos pacientes e dos profissionais envolvidos nos casos que estiverem sendo acompanhados no serviço. A média final de cada Disciplina deverá ser de no mínimo 7,0, e a freqüência 75% em cada Disciplina. Caso não consiga esta média na Disciplina, o aluno fará outra prova no prazo de 20 dias após a divulgação dos resultados, desde que tenha 75% de freqüência em todas as Disciplinas.

4. CONTROLE DE FREQÜÊNCIA

A freqüência será acompanhada pelo professor responsável pela disciplina por meio da Lista de Presença nominal em cada aula. Para fins de aprovação, a freqüência mínima exigida é de 75 % em cada disciplina.
5. TRABALHO DE CONCLUSÃO
Para fechamento do processo avaliativo, o aluno deverá apresentar, no final do curso, um Trabalho de Conclusão – TCC, conforme modalidade estabelecida no Projeto Pedagógico de cada Curso, que poderá ser uma Monografia, um Artigo original ou de revisão ou, uma Análise Crítica de textos científicos. A elaboração do TCC obedecerá às orientações da disciplina de Metodologia Científica, do Professor Orientador e da Coordenação do Curso, podendo ser desenvolvido individualmente ou em duplas, conforme especificado no Projeto Pedagógico do mesmo e, o prazo máximo para entregá-lo, finalizado, é de 60 dias, após a conclusão do curso. Após, efetuadas as devidas correções sugeridas pelo Professor Orientador ou Banca Examinadora, o TCC será entregue em arquivo PDF, gravado em CD-R, Para transformar o arquivo em Word para PDF, acesse o link disponibilizado a seguir e faça a instalação do programa “PDF24 – Creator”, http://www.superdownloads.com.br/download/177/pdf24- creator/ O CD-R deverá ser entregue, identificado, conforme orientações a seguir:
- Título do Trabalho;
- Autor;
- Modalidade de trabalho;
- Nome do Curso e data;
- Rubrica do Coordenador do Curso.
Em caso de reprovação no TCC, o Coordenador do Curso ou o Examinador designado, mediante proposta justificada à Coordenação Pedagógica da Pós-graduação e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas, poderá oportunizar ao aluno, apresentar novo trabalho, dentro do prazo máximo de 60 (sessenta) dias.
6. CERTIFICAÇÃO
A certificação será emitida pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais ao aluno que obtiver no mínimo, a freqüência exigida em cada disciplina de (75%); aproveitamento, de (70%), bem como, resultado igual ou superior a 70%, na avaliação do TCC.
19. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Nº ORDEM
DISCIPLINA/MÓDULO
EMENTA
CH
01
Introdução à Tecnologia Assistiva, Políticas Públicas e Normas Técnicas relacionadas
Nesta disciplina serão apresentados os fundamentos da Tecnologia Assistiva e suas áreas de aplicação; a legislação brasileira (do SUS, INSS e MEC) correlata à concessão de órteses e acessibilidade, e as Normas da ABNT também correlatas.
24h
02
Fundamentos de anatomia, fisiologia e biomecânica dos seguimentos corporais na posição assentada
Esta disciplina aprofundará os conhecimentos dos alunos em anatomia, fisiologia e biomecânica dos seguimentos corporais na posição assentada permitindo-lhes a planejar intervenções posturais adequadas.
36h
03
As origens do sentar patológico
Compreender do ponto de vista etiológico, biomecânico e funcional, as diversas possibilidades do sentar de acordo com as patologias ou distúrbios do desenvolvimento que levaram ao paciente a necessidade da mobilidade assentada.
24h
04
Características das cadeiras de rodas
Conhecer as características de mobilidade, mecânicas e elétricas do funcionamento das cadeiras de rodas manuais e motorizadas.
32h
05
Avaliação das necessidades do usuário de cadeiras de rodas
Ensinar o aluno a identificar as necessidades funcionais, posturais e de mobilidade assentada de pessoas que já sejam, ou se tornarão usuárias de cadeiras de rodas, de qualquer faixa etária.
32h
06
Fundamentos de Materiais
Conhecer os diversos materiais, e suas características, utilizados para a fabricação de cadeiras de rodas, almofadas para as mesmas, acessórios para posicionamento de tronco, cabeça, membros superiores e inferiores e acionadores.
24h
07
Seleção e prescrição de cadeiras, cadeiras de rodas, acessórios e adaptações
Habilitar o aluno nos diversos processos e técnicas envolvidos na prescrição de cadeiras de rodas, almofadas para as mesmas, acessórios para posicionamento de tronco, cabeça, membros superiores e inferiores, e acionadores quando for o caso. Ensinar o aluno modelos de serviços de Prescrição e Adaptações para Cadeira de Rodas. Discutir as implicações éticas da prática de Prescrição e Adaptações para Cadeira de Rodas.
96h
08
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Seating
Introduzir o aluno aos métodos de pesquisa qualitativas e quantitativas, criando condições produzir seu Trabalho de Conclusão do Curso. Por meio dessa disciplina o aluno produzirá o Trabalho de Conclusão do Curso. O TCC será apresentado em Seminário de Pesquisa aberto a comunidade científica.
60h
09
Prática supervisionada

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